domingo, 22 de maio de 2011

Participação do Projeto “A Psicanálise e o Cinema” no VII Congresso Norte Nordeste de Psicologia



           A equipe técnica do projeto “A Psicanálise e o Cinema” compareceu a Salvador-Ba para prestigiar o VII Congresso Norte e Nordeste de Psicologia-Conpsi. Os acadêmicos tiveram a oportunidade de participar de comunicações científicas, mesas redondas e simpósios de temáticas relacionadas à psicanálise, subjetivação na contemporaneidade, arte e expressão, dentre outros.
            Mediante aos trabalhos assistidos, destacam-se as iniciativas de análise do contexto social através da eleição de uma temática contemporânea e a correlação com filmes ilustrativos. Os filmes “Abril Despedaçado” (2001) e “Alice no país da maravilhas” (2010) foram indicados por alguns trabalhos apresentados para o estudo psicanalítico acerca dos temas: tragédia e psicanálise Kleineana, respectivamente. Além disso, atentou-se a uma das pesquisas explanadas que tratava sobre a acessibilidade de pessoas portadoras de deficiência visual ao filme através do cinema narrado.

            A iniciativa do congresso visou a comunicação das iniciativas científicas e discussões teóricas distribuídas entre as Universidades, Organizações e Entidades brasileiras de maneira a difundir o conhecimento psi e levantar questionamentos acerca dos rumos da psicologia no Brasil. Verificou-se que a estratégia da arte e expressão como um dos principais mecanismos de acesso da função científica ao coletivo sobre o reflexo da subjetivação na contemporaneidade a partir do cinema, música, teatro, literatura, dentre outras nuances artísticas.
            A utilização do cinema pode ampliar a função social do conhecimento psi ao questionar aspectos cristalizados da sociedade e promover o encontro da ciência com as interfaces dos modos de subjetivação no protagonismo social. A partir de eventos como o Conpsi, os estudantes vinculados a projetos de extensão podem entrar em contato com as iniciativas de aliança do científico às massas e principais conteúdos difundidos pelas produções contemporâneas no território nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário