quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Manhã Cultural Padre Luiz Ruas

       No dia 20 de novembro de 2010 o projeto A Psicanálise e o Cinema realizou na Faculdade de Medicina-Ufam a Manhã Cultural Padre Luiz Ruas. O evento contou com a presença de acadêmicos das diversas universidades de Manaus, bem como, professores e pensadores das áreas de psicologia, psicanálise, comunicação social, letras, dentre outros segmentos do conhecimento.
      A iniciativa apresentou a seguinte programação:

08:00 - Abertura com a palestra do escritor Roberto  Mendonça que explanou aspectos biográficos de Luiz Ruas, bem como, a participação do religioso no processo de constituição cultural da sociedade amazonense e ainda, apresentou seus livros organizados em homenagem à vida e obra de Ruas.

09:00 -Palestra de Dinara Machado Guimarães  acerca do tema: “Os elos entre o cinema e a psicanálise”, onde a autora ressaltou as interfaces  das produções cinematográficas e as temáticas psicanalíticas implicadas nestas, como por exemplo, a angústia do protagonista  de Oito e Meio em suas buscas por inspiração criativa ao passo que desvendava suas entranhas insconscintes em fusão com o solícito consciente.



11:00 -  Exibição da obra cinematográfica: Oito e Meio.




12:00 - O evento encerrou-se com as discussões acerca da psicanálise e sua função aliada à arte de ilustrar os principais questionamentos subjetivos e sociais quanto a experiência humanaem seus diversos contextos e relações, no momento, os presentes participaram com  seus questionamentos e ponderações.E seguida ocorreu a projeção do curta-metragem: “A voz na luz”, autoria de Dinara Guimarães e colaboradores.Ao final, o coffee-break e lançamento dos livros: Voz na luz e Vazio    Iluminado: O Olhar dos Olhares; marcaram a confraternização pelo êxito do evento.

Discussões sobre as temáticas expostas




Exibição do curta-metragem


Dinara Guimarães,Roberto Mendonça e Fabiane Aguiar (Discente-bolsista do projeto)

Equipe técnica do projeto A Psicanálise e o Cinema: Fernanda Priscilla, Eweni Gomes,Fabiane Aguiar e Paulo Telles


 Agradecemos a participação daqueles que nos honraram com vossas presenças e convidamos a todos para participarem de nossos próximos eventos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário